quinta-feira , 21 junho 2018

PESQUISADORES DA UFAC ESTÃO EM SANTA ROSA COM O PROJETO SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS

DSC07560_640x360Nesta semana, pesquisadores da Universidade Federal do Acre estão em Santa Rosa do Purus coletando dados para o projeto Segurança Públicos nas Fronteiras.

Trata-se de um estudo nacional que tem por objetivo fazer um diagnóstico da situação da segurança publica na faixa de fronteira, identificando-se os principais problemas que ameaçam a segurança e o desenvolvimento regional.

O projeto abrange 588 municípios e 11 estados fronteiriços: Acre, Roraima, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Acre, são 16 municípios que integram a pesquisa: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mancio Lima, Manuel Urbano, Marechal Taumaturgo, Plácido de Castro, Porto Valter, Rodrigues Alves, Santa Rosa dos Purus e Sena Madureira.

O prefeito Rivelino Mota informou a nossa reportagem, que sua administração está a disposição dos pesquisadores e todos os que forem ao município com a intenção de elaborar projetos que possam ajudar a melhorar a qualidade de  vida da população. Nesse caso, um diagnóstico da situação de segurança pública na fronteira.

Dentre os problemas relacionados à segurança pública nas fronteiras, estão os homicídios, o comércio de drogas ilícitas, o tráfico de pessoas e a imigração ilegal de estrangeiros.

A concretização do projeto dará visibilidade à magnitude destes e de outros problemas relacionados à segurança pública, e servirá como eixo-guia para o desenvolvimento de um banco de dados que avaliará os resultados das ações empreendidas pelo ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), e o Plano Estratégico de Fronteiras da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O projeto é fruto de parceria entre o Ministério da Justiça e a Universidade Federal do Rio de Janeiro .A coordenação nacional é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a responsabilidade do professor Dr. Michel Misse e professora Dra. Lia Osório. A coordenação da regional Acre é da professora Dra. Marisol de Paula Reis Brandt, da Universidade Federal do Acre (UFAC), que acompanha as atividades no município. Também integram as atividades do projeto em Santa Rosa dos Purus o professor Dr. João Silva Lima (UFAC), e o pesquisador  sênior Luiz Antônio Bandeira.

DSC07142_640x360

DSC07158_640x360 DSC07560_640x360

Deixe uma resposta