quinta-feira , 23 novembro 2017

PREFEITURA GARANTE MAIS DE 6 MILHÕES PARA INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO DO BUJARI

Cerca de 1050 alunos serão beneficiados diretamente com a construção de três escolas, reformas e aquisiçãode transporte escolar

Prefeito TonheiroA Prefeitura de Bujari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, conseguiu junto ao Ministério da Educação – MEC e ao PROACRE, recursos que totalizam mais de 6 milhões e 900 mil reais para a construção e reforma de escolas no município, além de aquisição de ônibus para transportes escolar. Parte do recurso já foi liberado e as primeiras obras, que beneficiarão diretamente 1050 alunos, já estão sendo licitadas.

O prefeito Tonheiro, que tem tratado a Educação como uma das principais bandeiras da sua administração, destacou a importância dos investimentos. “Foi uma luta muito grande para conseguir esses recursos, que vão fazer a diferença na vida dos nossos alunos e da comunidade em geral. Os investimentos estão acontecendo,na certeza de que qualquer profissão precisa passar pela educação. Mesmo os profissionais da Educação estão se capacitando e se profissionalizando, para que nossos alunos recebam o conhecimento da melhor forma”, ressaltou.

Entre as primeiras construções está a de uma nova escola na zona urbana, que diminuirá a demanda da escola Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto – EEPAN, principal escola de nível fundamental do município. Segundo o diretor, Mário Roberto, cerca de 700 alunos estudam em 12 salas de aula, o que dificulta o aprendizado. “A demanda é muito grande, todo ano aumenta o número de alunos e a escola continua do mesmo tamanho, isso vai tornando a situação inviável”,diz.

Para a construção da escola foram disponibilizados3 milhões e 534 mil reais pelo MEC, e já foi liberada a primeira parcela, um pouco mais de 700 mil. Depois da fase de licitação, que já está em curso, o início das obras estão previstas até o fim deste ano, assim como a escola que será construída no Polo Antonio de Holanda. Para esta, do total de um milhão e 200 mil reais, mais de 200 mil já foi liberado.

A construção da Unidade de Ensino Infantil com metodologia inovadora é outra novidade para o município. A junção da creche municipal e da escola de ensino infantil foi possibilitada pela aquisição de mais de um milhão e 700 mil reais do Ministério da Educação. Com 25% do valor já liberado, as licitações estão previstas para o próximo mês de outubro.

Além das três construções e da aquisição de dois novos ônibus para transporte escolar, outras escolas do município serão reformadas. Com recursos do PROACRE, a escola municipal José Cesário de Farias, assim como outras escolas da zona rural do Bujari, terão seu espaço físico melhorado para otimizar a educação no município.Os quase 7 milhões de reais também fomentarão a construçãoda cobertura da quadra poliesportiva da EEPAN, assim como a compra de equipamentos para uso em sala de aula.

A secretária de Educação do município, Marlete Lopes, destaca que a Prefeitura demandou grande esforço na aquisição dos recursos. “Tudo foi fruto de muito trabalho, tivemos apoio de muita gente e, por isso, temos que comemorar.Importantes avanços já foram conquistados, como a climatização da escola de ensino infantil e a aquisição de novos ônibus escolares, além de outros inúmeros investimentosque só vão melhorar a qualidade da educação dos nossos alunos.

Joabes Guedes – Assessoria/Bujari

Deixe uma resposta