terça-feira , 27 junho 2017

TIVEMOS UM SEMESTRE DE MUITO TRABALHO E BONS DEBATES”, AFIRMA PRESIDENTE NEY AMORIM

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT), fez um balanço dos primeiros seis meses dos trabalhos legislativos na manhã desta quinta-feira (16). De acordo com ele, a avaliação foi positiva. Ney apresentou, ainda, aos jornalistas os números desse semestre

.ney

“Tivemos um semestre de muito trabalho e bons debates. Queria citar aqui o empenho de cada deputado. Tivemos mais de 80 encontros com os mais diversos segmentos da sociedade, com mais de 420 matérias analisadas e aprovadas nesse período. Comparando com a legislatura passada, praticamente dobramos a produção”, cita o parlamentar.

O presidente Ney Amorim destacou ainda o empenho dos parlamentares, ressaltando o clima democrático e de respeito entre oposição e base de apoio ao governo.

“A oposição é fundamental para os debates nesta Casa e para o processo democrático. A base ela faz a sua parte na defesa dos projetos do governo. Nesse sentido, sou o presidente de todos os parlamentares”, acrescenta.

Em relação às visitas ao interior do Estado, Ney afirmou que só neste semestre foram 18 visitas entre audiências públicas e ajudas humanitárias, como no caso das enchentes em março deste ano, nos municípios de Tarauacá, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil.

“Quando olho para esses seis meses foram 18 visitas aos municípios com as nossas Comissões. Tínhamos momentos em que havia Comissões discutindo Segurança Pública, a outra já estava discutindo Educação. Então, foi um trabalho intenso e as Comissões cumprindo com seu papel fundamental”, pontua.

Os principais projetos aprovados nesses seis meses que foram destacados pelo chefe do Parlamento estadual foram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Estadual de Educação (PEE), que garante 100% dos royalties do pré-sal para a Educação.

Questionado se os parlamentares manterão o mesmo ritmo de trabalho adotado neste primeiro semestre, Ney disse que sem sombra de dúvidas os trabalhos serão intensificados.

“Eu sinto um enorme desejo por parte dos parlamentares em continuar esse trabalho”, destacou.
O deputado Ney Amorim também destacou o bom relacionamento com o Poder Executivo, salientando que o governador Tião Viana (PT) tem mantido uma postura republicana, respeitando os poderes. Exemplo disso são as matérias que chegam à Aleac com tempo para sua tramitação e apreciação pelos parlamentares.

“O tratamento do governador Tião Viana tem sido muito respeitoso. Tem sido uma postura de muito entendimento. O Legislativo tem uma boa relação com o Judiciário, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas do Estado, enfim com todos os poderes”, ratifica o presidente.

Finalizando ele comentou os desafios enfrentados enquanto presidente. Segundo ele, a experiência de primeiro-secretário possibilitou conhecer os trâmites da casa legislativa. Ele afirma que a boa relação com os servidores tem permitido uma administração harmoniosa. Para Ney Amorim o desafio é “pensar a Aleac de dentro para fora” e acrescenta: “Mas tem sido um desafio bom”.

 

Deixe uma resposta