domingo , 17 dezembro 2017

Sob forte comoção milhares de fiéis se despedem do Padre Paolino o Médico da Floresta

DSC_0218Desde as primeiras horas da manhã de segunda-feira (11), milhares de pessoas começaram a chegar na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição para garantir um lugar  mais próximo ao altar e  participarem da missa de corpo presente, do Missionário da Floresta Padre Paolino. Ele  faleceu na última sexta-feira (08) no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco aos 90 anos de idade, vítima de falência múltiplas de órgãos.

gov 4Católicos, pastores, crianças, adultos, jovens e idosos independente da religião participaram da missa que aconteceu na parte externa da igreja e celebrada pelo Bispo do Acre Dom Joaquim, junto com o Prior Provincial Frei Charlie, Pároco de Sena Frei Zezinho e demais padres que vieram de Rio Branco prestarem também suas homenagens a este grande profeta dos pobres.

gov2A celebração foi repleta de emoção, aonde crianças que o padre tanto gostava, fizeram uma homenagem deixando flores em cima de sua urna, uma forma assim de despedida deste grande vigário do município.

gov8Por volta das 11:40 horas, os milhares de fiéis não conterão suas emoções ao verem o corpo de Paolino seguindo para o sepultamento, choros, cânticos, orações, velas e muitos pedidos a Deus tomaram conta do local para que Paolino possa lá de cima olhar para esta cidade que ele tanto amava quando vivo.

gov10A urna do padre foi levada por militares do município, e ao mesmo tempo amigos do frei aonde os militares participam de vários grupos católicos de orações.

p8Padre Paolino foi sepultado atrás da igreja católica, que posteriormente será construída uma capela que dará acesso ao tumulo do vigário, aonde poderá ser visto e visitados por todos, aonde o acesso será por dentro da igreja católica Nossa Senhora da Conceição.

DSC_0380Após o sepultamento milhares de pessoas foram deixar flores, rosas e dizerem adeus a este homem que dedicou maior parte de sua vida em prol aos senamadureirenses.

Soldados de Paolino

DSC_0364Estas duas crianças por nome de Pedrinho e Marcinho desde quando souberam que o padre tinha morrido, fizeram questão de visitar o vigário, pois eles e o padre tem uma história interessante.

Os mesmos moram próximo a Rádio Difusora de Sena, e um certo dia ao chegar para fazer a oração da Ave Maria, antes de entrar no ar, o padre esteve em sua casa e ao chega os dois estavam brincando de soldados. E quando o padre entrou na residência os dois em tom alto bateram continência para o vigário e disseram “SIM SENHOR”, o que foi motivo de risos por parte do vigário que achou muito engraçado o jeito deles. Desde daí se tornaram amigos, e uma vez e outra o Paolino ia na casa deles, e quando chegava na residência perguntava pelos seus soldados para ouvir o “SIM SENHOR” dos meninos. Elas não se conterão no sepultamento e também caíram no choro demonstrando o seu sentimento infantil. Ao serem perguntadas porque o choro eles disseram que gostavam muito do padre e que ele era uma pessoa legal. 

Perdi um grande amigo diz governador Tião Viana

p3O governador Tião Viana esteve presente no velório e sepultamento de Padre Paolino e emocionado falou da trajetória desde marco católico do Estado do Acre, que partiu mas deixou seu legado de fé, solidariedade e união entre as famílias. Padre Paolino é um exemplo para todos nós, pois o padre Paolino é as mãos que ajudam com os lábios que rezam e hoje todos nós estamos tristes com a partida do nosso querido Frei Paolino, mas ao mesmo tempo temos a certeza de que ele deixou muitas coisas boas que devem serem seguidas. Um espírito da floresta, Padre Paolino fez do Acre sua casa e sua missão. Falou.

Dom Joaquim diz: Padre Paolino intercedera por nós lá no céu

p18Dom Joaquim Bispo do Acre falou que todo mundo sabe quem foi Frei Paolino, e que fica difícil até falar deste marco da Igreja Católica, mas que ele foi muito importante para todo o Estado do Acre e principalmente para o município de Sena Madureira, pelo seu jeito de evangelizar, aonde chegou aos locais mais difíceis levando a palavra de Deus. Hoje perdemos um padre, mas ganhamos um grande ensinamento divino que ele deixou para todos nós. Relatou.

Prefeito de Sena reúne evangélicos e prestam homenagens ao vigário

p14O prefeito de Sena Madureira Mano Rufino que é evangélico, desde a notícia do falecimento do padre, colocou toda estrutura municipal a disposição da paróquia, e na noite de domingo (10) ele junto com vários pastores foram prestar suas homenagens e ao redor da urna oraram pela alma do vigário.

Em sua mensagem oficial, o prefeito salientou que independentemente de religião padre Paolino não media esforços para ajudar a comunidade, demonstrando assim seu carinho e afeto pela comunidade, e que agora nós temos certeza que ele estar ao lado de Deus, e lá de cima estará olhando para todos que creem na palavra do senhor.

Frei Zezinho Rosa a responsabilidade é grande

DSC_0307O pároco de Sena Madureira frei Zezinho um dos companheiros de Paolino falou que agora a responsabilidade ainda é maior, pois o padre Paolino fez uma bela missão aqui na terra, e nós agora teremos que dar continuidade para levarmos a palavra do evangelho as comunidades da zona urbana e rural. Para isto conto com o apoio da comunidade, para que juntos possamos levantar ainda mais nossa igreja católica e realizar mais um sonho do frei Paolino. Enfatizou

E agora ? perdemos o nosso guerreiro.

fidellisUma das cenas muito comovente também no sepultamento do padre Paolino, foi quando o seu assessor Fidellis Amorim, que é chamado por muitos filhos de padre Paolino, abraçou a urna dando o último adeus ao seu amigo, conselheiro, irmão e enfim todas as qualidades boas que ele nos ensinou no decorrer de mais de 20 anos ao lado do Missionário da Floresta.

Aprendi muitas coisas boas com o padre Paolino, e hoje vejo ele partindo e nos deixando. Isto me doe o coração, mas ao mesmo tempo sei que foi um chamado de Deus para que possa ajudar na obra, e que não desanimamos dessa jornada. Enfatizou.

gov6Apesar das lagrimas da população, os sentimentos deixados pelo vigário falaram mais alto e no seu sepultamento os aplausos foram unânimes uma forma assim de agradecimento por parte dos moradores de Sena, por tudo que Paolino vez no decorrer de sua vida sacerdotal.

Descanse em paz grande GUERREIRO !

Fotos: José Augusto / Arison Jardim/Secom

gov9 fidellis gov12 gov11 gov10 gov8 gov7 gov6 gov3 gov2 Sargento Jucileudo também não contém as emoções gov 5 gov 4 gooo fidellis fidellis 2 12961462_983408268394984_1629380483335970483_n 09_04_16_PAOLINO_SENA_VELORIO_ARISON_JARDIM-12-1000x800 p20 p19 p18 p17 p16 p15 p14 p13 p12 p11 p10 p9 p8 p7 p6 p5 p4 p1 p3 p2 DSC_0381 DSC_0380 DSC_0379 DSC_0339 DSC_0327 DSC_0322 DSC_0315 DSC_0313 DSC_0307 DSC_0306 DSC_0302 DSC_0295 DSC_0287 DSC_0274 DSC_0267 DSC_0266 DSC_0265 DSC_0252 DSC_0232 DSC_0219 DSC_0218 DSC_0202 DSC_0201 DSC_0200 DSC_0199 DSC_0198 06 05 01 03 02

 

 

Deixe uma resposta