quinta-feira , 23 novembro 2017

Comunidade do Bujari ganha seu primeiro veículo de comunicação

Uma simples iniciativa, que nasceu de um sonho de vários amigos, pretende se transformar num canal de comunicação para a comunidade do Bujari. Assim é a Rádio Poste Comunitária Bujari,projeto da Associação Atlética Esporte Clube Flamenguinho, financiado pelo governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), no edital de incentivo direto do Programa de Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Precult), da Fundação Elias Mansour (FEM).

O veículo já está no ar, e em sua abertura contou com uma programação que reuniu poesia, música acreana e os hinos brasileiro, acreano e do Bujari. Estiveram presentes ao ato a presidente da FEM, Francis Mary Alves de Lima, o prefeito do município, Antônio Brito(PT-AC), vereadores, empresários, artistas e moradores da comunidade.

Marco histórico, a Rádio Poste Comunitária Bujari é o primeiro veículo de comunicação do Bujari e será um espaço aberto para que a população se reconheça nele. “A rádio levará informações sobre vários temas e servirá para o esclarecimento da opinião pública local sobre os fatos e aspectos históricos e culturais da comunidade”,explicou Elder Campos, um dos idealizadores do projeto.
O incentivo cultural para a criação da rádio faz parte da política de fomento que o governo do Estado desenvolve com o objetivo de assegurar o acesso das comunidades aos bens culturais. A Rádio Poste chega transmitirá contéudo comercial, cultural, social e governamental. A ideia é socializar a informação.

“Este é um momento especial que surgiu do sonho de cidadãos que valorizam a história e a cultura de sua comunidade. É um projeto maravilhoso que temos o maior prazer em incentivar. É importante que empresários apoiem essa iniciativa, que invistam e patrocinem os eventos do município, pois a cultura, a arte, agrega valor ao seu produto. A arte é uma ferramenta que pode ser utilizada para otimizar os seus negócios”,disse Francis Mary na abertura.

“Uma pequena rádio que para nós é grande. Com o apoio do governo do Estado, da FEM, esses guerreiros criaram o primeiro veículo de comunicação do município. Esse espaço é importante para todo o nosso povo, inclusive os comerciantes que poderão divulgar o melhor preço, o produto que têm, a qualidade, e a gente poder ir direto ao mercado.Nós da prefeitura seremos o parceiro número um dessa rádio. Sabemos o tamanho da necessidade que temos da comunicação, e a rádio divulgará o nosso cotidiano”, ressaltou o prefeito Brito.

A Rádio, montada num pequeno espaço, traz uma programação que promoverá a integração da comunidade com acultura, a economia, a educação e os direitos de todos os cidadãos. A grade tem início às 5 da manhã, com o Programa Homem do Campo, e término às 18 horas, como Rancho da Saudade.

O poeta João Manoel, que mora às margens do Rio Antimary, foi o artista convidado. Com seu cordel encantado, em linguagem popular e divertida, recitou versos que falam sobre a criação da rádio.

 

Deixe uma resposta