sexta-feira , 21 julho 2017

Indígenas são homenageados pela Assistência Social e primeira dama do evento.

DSC_0057 (Copy)Em alusão ao Dia do índio que aconteceu 19 de abril, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizou na manhã dessa quarta-feira (19) um encontro voltado para as famílias indígenas em Sena Madureira. O evento foi realizado na sede do Cras por meio do Programa de Atenção Integrada a Família Indígena (Paif Indígena).  A secretária municipal de Assistência Social, Meire Serafim, participou do evento na companhia do vereador Dos Anjos (PMDB) e toda equipe do Cras, que hoje é composta pela coordenadora Jaira Nunes, pelas assistentes sociais Narciany Paula e Gleicekelly Oliveira, pela psicóloga Cleiciane Lima, pelas educadoras sociais Sirlândia dos Santos e Dielly Nunes, além do apoio institucional de Theruza do Vale.

DSC_0242 (Copy)A Secretária de Cidadania e Assistência Social Meire Serafim, em sua fala destacou a importância do povo indígena. Segundo a mesma são pessoas comuns iguais aos brancos, e com conhecimentos que conseguiram através de muitas lutas conquistarem seus direitos, pois nossa equipe os trata de forma igual, e sempre respeitando suas origens e bases indígenas. Estamos aqui para servimos, e está homenagem que nós preparamos para os mesmos é mais do que justa. A Secretaria falou ainda sobre a importância do Cras e do Paif Indígena na vida dos mesmo. Ele tem muito a nos ensinar, destacou.

DSC_0143 (Copy)No primeiro encontro realizado pelo Cras e o Paif Indígena, a equipe preparou um espaço para várias atividades serem realizadas, entre elas pinturas, danças típicas e diálogos com lideranças. De acordo com a assistente social Narciany Paula, esse momento foi pensando para conhecer a cultura e as principais dificuldades da família indígenas. “Estamos conhecendo a cultura deles, vamos deixar eles bem à vontade. Vamos realizar vários encontros com as famílias para saber o grau de vulnerabilidade e as principais dificuldades, para podermos atuar nessas famílias”, disse Narciany. A assistente ainda frisou que o Cras programou seu calendário para celebrar as principais datas comemorativas do ano.

DSC_0078 (Copy)A psicóloga Cleiciane Lima comentou que o Cras ainda está preparando várias feiras sociais, nas quais será estruturada uma rede de atendimento voltado para as famílias nos bairros do município. “Vamos entrar em contato com os presidentes dos bairros para ajudar as equipes a instalar esses atendimentos. Estamos montando uma rede de atendimento com o Bolsa Família, realizando atualizações e cadastros, palestras com o Conselho Tutelar e muito mais”, disse a psicóloga.

A indígena Angélica da Silva Jaminawá realizou vários trabalhos de pinturas do seu povo no local e comentou que a arte é inspirada nas brigas e guerras dos indígenas. “Aprendemos a nos pintar desde criança, é uma das características dos nossos povos, eles usam muito nas brigas e guerras”, disse Angélica. Sobre o dia comemorativo, a indígena falou que a maioria dos índios está viajando para suas aldeias para celebrar a data com danças e rituais.

DSC_0065 (Copy)Concluindo, o vereador Dos Anjos, que também participou do evento, falou da importância do papel da assistência social e do Programa de Atenção Integrada a Família Indígena no encontro, assim como agradeceu pela oportunidade de participar do encontro e integrar representantes dos poderes Legislativo e Executivo pelo bem da população de Sena Madureira.

DSC_0119 (Copy) DSC_0114 (Copy) DSC_0106 (Copy) DSC_0104 (Copy) DSC_0078 (Copy) DSC_0070 (Copy) DSC_0062 (Copy) DSC_0057 (Copy) DSC_0066 (Copy) DSC_0125 (Copy) DSC_0130 (Copy) DSC_0141 (Copy) DSC_0178 (Copy) DSC_0143 (Copy) DSC_0219 (Copy) DSC_0212 (Copy) DSC_0240 (Copy) DSC_0258 (Copy) DSC_0276 (Copy) DSC_0282 (Copy) DSC_0286 (Copy) DSC_0283 (Copy)

 

Deixe uma resposta