quinta-feira , 23 novembro 2017

Prefeitura e Secretaria de Saúde municipal preparam grande ação em todas as unidades para a campanha Novembro Azul

DSC_0057-Copy3Após o término da campanha Outubro Rosa, chega a vez de uma campanha direcionada à saúde do homem, o Novembro Azul. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata. Para lembrar a passagem do mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um calendário de ações voltadas para a conscientização da população masculina para a importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que atingem os homens.

As atividades estão previstas para iniciar nesta segunda-feira, no dia 6 de novembro, nas unidades básicas do município. Homens de qualquer idade devem procurar uma unidade de saúde para realizar exames de rotina. De acordo com o coordenador do Programa Saúde do Homem em Sena Madureira, o enfermeiro Abreu Firmino, de 36 anos, as unidades do município receberão caracterização especial e atendimento especializado.

“As ações começarão com a caracterização das unidades para poder receber melhor esses homens, com a equipe voltada a esses atendimentos, que compreende médicos, enfermeiros, testes rápidos e também a parte educativa, bem como atendimento odontológico e tudo aquilo que for necessário ao cuidado do homem”, disse.

DSC_0106-CopyO coordenador frisou que será realizado o dia ‘D’ em todas as unidades de saúde do município. “Esse dia ‘D’, vai funcionar em horários alternativos, o atendimento vai começar as 17h até as 21h”, comentou.

Abreu ainda comentou que o município receberá atendimento de um urologista que estará atendendo todos os casos grave já encaminhado pelos médicos das unidades.  “Esse paciente vai deslocar até a unidade, conversar com o médico e se necessário ele receberá o encaminhamento para o atendimento especializado”.

DSC_0115-Copy1De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano, as ações voltadas à atenção integral à saúde do homem já ocorrem durante todo o ano nas unidades de saúde, contudo, a campanha vem para a sensibilização da população masculina.

“Preparamos um cronograma de ações para este mês de Novembro tendo em vista a importância da campanha promovida em todo o mundo. Durante todo o mês estaremos ofertando de maneira mais intensa consultas, exames preventivos e encaminhamentos para especialistas, além da parte educativa com palestras para a comunidade”, disse.

Daniel ainda destacou que realizar os exames preventivos é importante para o diagnóstico precoce, quando detectado no início, o câncer de próstata tem mais chances de cura e facilidade no tratamento. “Os homens ainda têm muita resistência em procurar exames preventivos, mas é necessário que se conscientizem que a prevenção é a melhor aliada da saúde e buscar as unidades para realizarem os exames”, enfatizou.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as doenças que mais acometem a população masculina são: câncer de próstata, doenças do aparelho circulatório, do aparelho digestivo e do aparelho respiratório. Os homens também têm as mais altas taxas de mortalidade e morbidade no país por causas externas, como acidentes de trânsito e agressões.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o quinto em taxa de mortalidade. Atualmente, mais de 61 mil pacientes foram diagnosticados com a doença no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, sendo o risco maior em quem tem história na família de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. A partir dos 50 anos é indicado que todo homem consulte um urologista regularmente para avaliação. A partir disso, o médico define a periodicidade da realização de exames.

Sinais e sintomas: Dificuldade e/ou urgência para urinar, jato urinário fraco, reduzido ou interrompido, necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite), dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Prevenção: Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. A adoção de hábitos saudáveis, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são hábitos saudáveis capazes de prevenir o câncer de próstata.

Douglas Richer – Assessoria

 

Deixe uma resposta