terça-feira , 26 setembro 2017

PREFEITURA DEFLAGRA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

DSC_6645_800x530_640x424A prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente na tarde de segunda-feira (14) uma campanha de prevenção e combate ao Câncer de mama, incluída no projeto denominado “outubro rosa”. Este é o mês mundial de combate ao câncer de mama.O encontro aconteceu na própria secretaria de saúde contando com a participação de enfermeiros e outros profissionais. O prefeito Mano Rufino também acompanhou o lançamento da campanha.

Em Sena Madureira as unidades de saúde espalhadas pelos mais diversos bairros estarão sediando várias atividades a partir do dia 16, entre as quais palestras e exames. “Trata-se de uma campanha que pode salvar vidas apenas com a informação. A mensagem principal é que queremos que as mulheres estejam bem, livres dessa doença”, comentou o secretário municipal de saúde Dinho Nascimento.

DSC_6639_800x530_640x424O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, considera de grande importância essa iniciativa, já que se trata de uma doença que tem ceifado a vida de muitas pessoas no Brasil. “A meta é que possamos está conscientizando as mulheres em relação à prevenção. A prefeitura está dando total apoio nesse sentido e pedimos que as mulheres possam procurar as unidades de saúde para receber as informações e as orientações devidas.

No decorrer do lançamento da campanha, um depoimento emocionante. No ano de 2009, aos 30 anos de idade, Karine Silva de Oliveira, moradora de Sena Madureira foi acometida pelo câncer de mama. Mãe de duas filhas, ela conta que passou por muitas dificuldades, notadamente, a fase mais complicada de sua vida.
“Os médicos me disseram que eu tinha 1% de chance de ser curada”, relata ao detectar a doença e procurar auxílio (tratamento), os médicos chegaram à conclusão de que ela tinha 1% de chance de ser curada. “Sempre confiei em Deus e hoje estou aqui para contar meu testemunho de vida”, frisou.

DSC_6651_800x530_640x424Karine Silva precisou viajar para fora do Acre. Seu tratamento durou cerca de seis meses e foi feito em Goiânia, capital de Goiás. “Nós devemos sempre perseverar. O tratamento foi difícil, o meu cabelo caiu completamente, minhas unhas e minhas sobrancelhas também, mas procurei manter o bom humor, estar bem espiritualmente, me fortalecendo a cada dia”, comentou.

No lançamento da campanha em Sena Madureira, Karine Silva deixou um recado para todas as mulheres. “Quero pedir às mulheres que abracem essa causa de coração mesmo e que elas procurem as unidades de saúde para fazer o autoexame. O diagnóstico precoce é fundamental. Não sintam vergonha, pois essa é uma doença muito perigosa”, finalizou.

DSC_6623_800x530_640x424Data dos atendimentos

Dia 16: Unidade de saúde Carlos Afonso

Dia 22: Unidades de saúde Ricciot Tamburini, Edson Sales, Florlírio Pereira Lustosa e Manoel Vieira (Manelito)

Dia 23: Unidade de saúde Floriano e Florentino Moreno

Dia 24: Unidade de saúde Maria das Dores; Nas unidades Aguinaldo Nunes e Lauro Fontes a data ainda será definida.

No centro de saúde Elson Damasceno Lopes a programação é diferenciada porque atende a zona rural.

Assessoria

Deixe uma resposta