quarta-feira , 20 fevereiro 2019

Rio Iaco enche rapidamente e se aproxima da cota de alerta em Sena Madureira

rioCom um volume de 13,40 metros de profundidade em Sena Madureira, o rio Iaco alcança a maior cheia deste ano. Nos últimos dois dias as chuvas têm sido constantes na região e, conseqüentemente, voltou a encher de maneira acelerada, onde a ultima medição de sexta-feira, o rio subiu mais de dois metros.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos D’Avila, confirmou que nas últimas horas o manancial encheu quase 10 centímetros e se aproxima da cota de alerta.

“A cota de alerta é quando o nível chega a 14 metros e transborda aos 15,20 metros”, avisa.

Verifica-se diante dos dados repassados que falta menos de um metro para atingir locais habitados às margens do rio, sendo bairros próximos ao igarapé Cafezal e outros considerados alagadiços.

Até o presente momento não há famílias desabrigadas, mas, caso o rio não apresente sinal de vazante nas próximas horas, o cenário pode preocupar ainda neste final de semana.

Na frente da praça 25 de Setembro a paisagem do rio atrai os moradores. Nos últimos dois dias têm chovido bastante em Sena Madureira o que tem impulsionado a cheia do rio Iaco e seus principais afluentes, sendo Macauã e Caeté.

 

Por Aldejane Pinto

Deixe uma resposta