quarta-feira , 26 junho 2019

Campanha Teste do Pezinho é realizado nas unidades da saúde da família em Sena Madureira

teste-do-pezinho-bebe-recem-nascido-1529784146822_v2_900x506A Secretaria Municipal de Saúde do município de Sena Madureira, lançou a Campanha do Teste do Pezinho, que se estendera até o próximo mês, onde é muito importantes as mamães que tiveram os seus bebês recém-nascidos realizarem estes testes nos mesmos, para prevenir várias doenças que são diagnosticadas com antecedência através do exame preventivo.

juzaO coordenador da Saúde da Mulher em Sena Madureira Jusa Bispo, destacou a importância deste exame que é feito geralmente, quando o recém-nascido completa dois dias de vida, já que antes deste período os resultados podem ser influenciados pelo metabolismo da mãe. O ideal é que não ultrapasse o prazo de uma semana.

O teste consiste na retirada de algumas gotas de sangue por meio de um pequeno e único furo no calcanhar do bebê, em uma folha de papel filtro. Essa região do corpo é bastante rica em vasos sanguíneos, fazendo com que seja feito de forma quase indolor.

A triagem neonatal, mais conhecida por “teste do pezinho”, é uma forma eficaz de se detectar, de forma precoce, doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, caso não sejam tratadas antes do aparecimento dos sintomas. Ela se faz necessária, principalmente, porque muitos dos portadores dessas doenças nascem com aparência normal e, quando estas se manifestam, o quadro é irreversível.

O teste é obrigatório por lei em nosso país, sendo oferecido gratuitamente nas unidades públicas de saúde, desde 1992. As mães devem levar seus bebês às unidades de saúde do município para fazerem os exames nos seus recém-nascidos.

 

Deixe uma resposta