O veículo já está no ar, e em sua abertura contou com uma programação que reuniu poesia, música acreana e os hinos brasileiro, acreano e do Bujari. Estiveram presentes ao ato a presidente da FEM, Francis Mary Alves de Lima, o prefeito do município, Antônio Brito(PT-AC), vereadores, empresários, artistas e moradores da comunidade.
Marco histórico, a Rádio Poste Comunitária Bujari é o primeiro veículo de comunicação do Bujari e será um espaço aberto para que a população se reconheça nele. “A rádio levará informações sobre vários temas e servirá para o esclarecimento da opinião pública local sobre os fatos e aspectos históricos e culturais da comunidade”,explicou Elder Campos, um dos idealizadores do projeto.
O incentivo cultural para a criação da rádio faz parte da política de fomento que o governo do Estado desenvolve com o objetivo de assegurar o acesso das comunidades aos bens culturais. A Rádio Poste chega transmitirá contéudo comercial, cultural, social e governamental. A ideia é socializar a informação.
“Este é um momento especial que surgiu do sonho de cidadãos que valorizam a história e a cultura de sua comunidade. É um projeto maravilhoso que temos o maior prazer em incentivar. É importante que empresários apoiem essa iniciativa, que invistam e patrocinem os eventos do município, pois a cultura, a arte, agrega valor ao seu produto. A arte é uma ferramenta que pode ser utilizada para otimizar os seus negócios”,disse Francis Mary na abertura.
“Uma pequena rádio que para nós é grande. Com o apoio do governo do Estado, da FEM, esses guerreiros criaram o primeiro veículo de comunicação do município. Esse espaço é importante para todo o nosso povo, inclusive os comerciantes que poderão divulgar o melhor preço, o produto que têm, a qualidade, e a gente poder ir direto ao mercado.Nós da prefeitura seremos o parceiro número um dessa rádio. Sabemos o tamanho da necessidade que temos da comunicação, e a rádio divulgará o nosso cotidiano”, ressaltou o prefeito Brito.
A Rádio, montada num pequeno espaço, traz uma programação que promoverá a integração da comunidade com acultura, a economia, a educação e os direitos de todos os cidadãos. A grade tem início às 5 da manhã, com o Programa Homem do Campo, e término às 18 horas, como Rancho da Saudade.
O poeta João Manoel, que mora às margens do Rio Antimary, foi o artista convidado. Com seu cordel encantado, em linguagem popular e divertida, recitou versos que falam sobre a criação da rádio.