A 1ª Tenente Ivanise Pontes que está atualmente atua no 8º BPM de Sena Madureira, tem dedicado sua vida a Servir e Proteger o próximo, e isto vem lhe trazendo bons resultados. A prova está, que a mesma foi fazer um curso de negociador policial promovido no Estado do Espírito Santo pelo Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar, sendo a primeira mulher a formasse como negociadora policial do Estado do Acre.
Como nem tudo são mares de rosas, para que a mesma pudesse participar deste curso, ela teve que passar por um processo seletivo e eliminatório, o qual contava muito os testes de elevação de stress e, entrevista e teste de influência, pois para ser um bom negociador tem que ser bem influente na sociedade. Em entrevista à Rádio Difusora, já em solo Acreano, a mesma relatou o seguinte:
Entrevista cedida ao Edinaldo: Estou muito satisfeita em ter concluído, com êxito, o curso de negociador policial. “Sem dúvida foi uma experiência ímpar e marcante. Esse curso requer muito preparo psicológico. Fomos submetidas as mais variadas situações de elevado estresse. Esse curso visou despertar nos alunos a necessidade de estarmos preparados para atuar em ocorrências de alta complexidade como, por exemplo, ocorrências com reféns localizados, com artefatos explosivos ou no tocante a suicídios”, destacou.
Ela relembrou um determinado momento da preparação em que estava há 25 horas sem dormir e foi submetida a uma simulação para que pudesse negociar a liberação de uma criança. “O caso simulado dizia respeito a um homem que mantinha sua filha de apenas 4 meses sob a mira de uma arma branca e a todo momento ameaçava tirar a vida dessa criança. Não obstante pegou uma panela com água quente e ameaçava jogar a criança dentro. Para mim foi uma das simulações mais complexas em que tivemos que atuar. Valeu muito a pena. Foram 30 dias de elevado estresse, cansaço físico, emocional, mas o objetivo maior foi alcançado que é prestarmos um serviço de excelência à população acreana”, frisou.
A Tenente Ivanise Ponte, hoje não é somente orgulho para a Policia Militar de Sena Madureira, mas sim para o Estado do Acre pelos seus relevantes trabalhos dedicados com responsabilidade e compreensão a frentes das operações policiais que a mesma já enfrentou.
Márcio Farias